A Sony, uma das gigantes do setor de entretenimento e tecnologia, confirmou ter sido alvo de ataques rackers, onde dados sensíveis de 6,7 mil funcionários da sua divisão PlayStation vazaram.
No caso divulgado recentemente, a empresa teria sido vítima da gangue de ransomware Cl0p. Mesma gangue que realizou uma onda de ataques recentes a mais de 100 empresas, a partir de uma falha encontrada no sistema MOVEit, um software utilizado para transferência de arquivos internos.
A empresa responsável pelo software MOVEit se pronunciou 3 dias após o acontecido, dizendo ter encontrado uma brecha no sistema e prontamente corrigido, porém, já era tarde. A essa altura os dados de funcionários da Sony já haviam vazado.
A Sony por sua vez, notificou as autoridades americanas e entrou em contato com todos os funcionários identificados no vazamento, se colocando à disposição. As vítimas afetadas contam ainda com um suporte da Sony no monitoramento de identidade, que ficará disponível até fevereiro de 2024.
Este não foi um caso isolado, a Sony relata ainda que um segundo ataque à segurança de dados está sob investigação. Dessa vez, a invasão foi declarada pela quadrilha Ransomed.vc, que alegou ter acessado todos os sistemas da companhia e estar em posse de mais de seis mil arquivos internos, cerca de 3,14 GB de dados foram roubados contendo detalhes da plataforma SonarQube, certificados, Creators Cloud, políticas de resposta a incidentes, um emulador de dispositivo para geração de licenças e outras informações. A Sony rebate a informação, ao se pronunciar disse que o ataque aconteceu apenas em um único servidor da divisão de entretenimentos do Japão e que medidas protetivas já foram acionadas.
O impacto desses vazamentos de dados afeta a reputação da empresa e a confiança dos consumidores e investidores, além de expor a fragilidade no armazenamento seguro das informações que estão de posse da empresa.
Em um mundo cada vez mais digital, a confiança dos consumidores é fundamental. A LGPD não apenas protege os dados pessoais, mas também reforça a confiança do público nas empresas quanto a privacidade.
O vazamento de dados da Sony serve como um alerta para a importância da LGPD e da proteção de dados em geral. Empresas de todos os setores devem considerar a conformidade com as regulamentações de privacidade de dados uma prioridade para proteger a privacidade de seus clientes e evitar consequências legais e financeiras significativas.
Comments