top of page

Vazamento ou boato? Rumores sobre o Google e a confiança digital

  • Foto do escritor: Omnisblue Comercial
    Omnisblue Comercial
  • 17 de set. de 2025
  • 2 min de leitura

O suposto vazamento de informações envolvendo empresas renomadas como o Google reforça uma preocupação crescente: estamos realmente seguros online? Além de levantar alertas sobre a proteção dos nossos dados, o episódio evidencia como rumores e fake news podem se espalhar rapidamente, influenciando percepções e gerando inquietação entre internautas. 


No final de agosto de 2025, surgiram informações online de que o Google havia solicitado aos seus usuários do Gmail que alterassem a senha do perfil, após um suposto ataque hacker na plataforma. O serviço acumula por volta de 2,5 bilhões de pessoas conectadas, gerando assim uma preocupação entre os internautas, afinal, o Google é uma plataforma de referência. 


No entanto, os rumores ganharam força em decorrência de matérias norte-americanas que confundiram o Gmail com uma falha de segurança na Salesforce, uma das maiores empresas de tecnologia de CRM, usada internamente pelo Google. 

Após prestar esclarecimentos ao G1, negando qualquer possibilidade de que o erro tenha sido com os usuários do Gmail, levantou-se a possibilidade de um acontecimento interno ter gerado toda a polêmica. Em junho de 2025, o sistema interno do Google Ads foi alvo de um ataque; porém, a empresa garante que somente informações básicas para contato comercial foram acessadas — nome, telefone e anotações. 


Contudo, na mesma semana em que os portais começaram a compartilhar as notícias falsas, o Google postou uma nota sobre o caso envolvendo a Salesforce, orientando que todos os clientes trocassem suas senhas por segurança. Sendo assim, ambos os acontecimentos foram associados. 


A assessoria do Google deu entrevista a diversos portais sobre os últimos acontecimentos e afirmou que suas proteções são fortes e eficazes, além de deixar claro que ataques têm ocorrido com maior frequência, mas que a empresa bloqueia a maioria das tentativas de phishing e malware


Sua empresa lida com grande volume de dados de usuários? É fundamental garantir que suas informações estejam protegidas e em conformidade com a LGPD antes que surjam problemas. Na Omnisblue, mapeamos os riscos, estruturamos a governança de dados e ajudamos sua operação a se proteger contra vazamentos, sanções e prejuízos à reputação.  


Fale com nossos especialistas e descubra como implementar uma gestão de dados eficiente, segura e alinhada à legislação, garantindo tranquilidade para você e seus clientes. 


Fonte: BASTOS, Victor. Vazamento de dados: veja como descobrir, o que fazer e como se proteger. Techtudo, 20 jun. 2025. Acesso em: 17 set. 2025.

 
 
 

Comentários


bottom of page